sexta-feira, 4 de outubro de 2013

PROVA DE VINHOS & ESPUMANTES FILIPA PATO

Sábado, 5 de Outubro, vamos realizar a prova de vinhos & espumantes FILIPA PATO, das 14h às 19h!!


"Em 2001 regressei a Portugal e decidi criar um projecto na região das Beiras, cujo objectivo se centrava no estudo dos locais. Partindo da observação das vinhas que acompanho ao longo de todo o ciclo vegetativo e dos vinhos que dão origem tento criar uma base de conhecimento que me permite avaliar de que forma a exposição solar, tipo de solo, floresta envolvente, idade da vinha, clone, casta e condução da videira influenciam o vinho." Filipa Pato










Os vinhos & espumantes à prova são:

FP BRANCO 2012
FP TINTO 2012
NOSSA CALCÁRIO BRANCO 2012
NOSSA CALCÁRIO TINTO 2010
&
3 B BLANC DE BLANCS 2012
3 B ROSÉ 2012



*******************************************

FP BICAL & ARINTO 2012

"Quando iniciei o meu projecto há uns anos atrás, comecei por chamar “Ensaios” por ter em mente descobrir os diferentes locais (terroir na língua de Napoleão) da região que me viu nascer. Partindo do estudo das diferenças no solo, micro-climas, exposição solar, idade da vinha, densidade de plantação, poda e trabalhos variados de viticultura… sinto que hoje tenho o privilégio de ter criado uma base de conhecimento que me permite entender o maravilhoso puzzle que a nossa região nos oferece." Filipa Pato


Notas de iodo e sal denunciando a forte influência Atlântica que se faz sentir nesta região Portuguesa virada para a bravura do oceano. As notas fumadas características do solo calcário. A lima, ananás é o traço característico do Arinto e a Pera e maçã do Bical.

Castas: Bical e Arinto
Teor alcoólico: 12,5%
Vinificação: Depois de prensagem suave, o mosto fermenta 80% em tanque e 20% em pipos usados de carvalho Francês.
Harmonização: Harmoniza bem com saladas, pratos de peixe e marisco (casquinha de siri, caranguejo casca mole, lagosta ao vapor, etc...)

**************************************************

FP BAGA 2012

Clima: O Atlântico. A brisa do mar confere aos vinhos um perfeito um aroma intenso, uma acidez equilibrada e complexidade.

Castas: Baga(98%); Bical(1%), Maria Gomes(1%)
Teor alcoólico: 12%
Vinificação: Fermenta em cubas e lagares e estagia e cubas de inox durante 6 meses.
Sugestões de William Wouters: É um vinho muito versatil que acompanha bem com charcutaria, coelho assado, porco, frango e pato

*********************************************************
 
NOSSA CALCÁRIO BRANCO 2012
"O Nossa branco resulta de um projecto a dois, entre Filipa Pato e o seu marido, pela vontade de elaborar um vinho que expressasse todo o potencial do terroir de excepção de Óis do Bairro. Esta Aldeia é reconhecida desde o século XIX pela elevada capacidade de criar vinhos brancos."

Casta: Bical
Idade das Vinhas: Média de 25 anos
Teor alcoólico: 13,5%
Vinificação: Fermenta em barricas de 500l com controlo de temperatura abaixo dos 18ºC. Batonage duas vezes por mês até Fevereiro, engarrafado em Maio.
Serviço: Deve ser servido não demasiado frio, decantado em copos elegantes.
*********************************************
 
NOSSA CALCÁRIO TINTO 2010

Viticultura/Vinificação: Desta origem, da vinha à garrafa, a filosofia é criar um vinho que respeita a expressão da baga sem maquilhagem, sem artifícios. Mantendo técnicas ancestrais de vinificação com mínimo de intervenção. O Nossa tinto tem origem em vinhas velhas de várias zonas mencionadas no mapa. O trabalho de viticultura é braçal respeitando técnicas tradicionais da região, mantendo a vegetação natural sem recurso a herbicidas.Com uma pequena percentagem de uva inteira(cerca de 10%), a vinificação da baga é feita em lagar de carvalho inspirado no tempo dos romanos. Repousa por 18 meses em pipas de 500 litros de carvalho Francês grão fino, 80% usado e 20% novo.

Casta: Baga
Teor alcoólico: 13%
Estágio: Repousa por 18 meses em pipas de 500 litros de carvalho Francês grão fino, 80% usado e 20% novo

Informações adicionais:
"Um dos melhores do ano", eleito pelo jornalista e crítico de vinho João Paulo Martins - Guia de Vinhos 2013.
******************************************************
 
3B BLANC DE BLANCS 2012
"3B Blanc de Blancs" é um método tradicional único com baixa pressão e efervescência delicada para grandes momentos. Um vinho de um local singular de pureza incomparável, loteado na tradição secular, com uma selecção rigorosa de uvas.

Castas: Bical e Maria Gomes.
Teor alcoólico: 12,5%
Temperatura aconselhada: Deve ser servido a 8-10 graus em copos elegantes em forma de tulipa.
Idade das vinhas: média de 20 anos
Sugestão: É um óptimo companheiro de conversa entre amigos mesmo fora da refeição. À mesa resulta muito bem com cozinha natural de frutos do mar, saladas de aves e queijos de pasta dura.
*********************************************************
 
3B MÉTODO TRADICIONAL ROSÉ 2012

O 3B (Baga - 70% e Bical - 30%, de uma região Atlântica começada por B…) nasceu da vontade de criar um Método Tradicional aromático, refrescante, honesto e elegante baseado nas uvas autóctones de vinhas que respeitam a tradição de cultivo da região.

Por não concordar com a designação espumante, é designado de por Método Tradicional. Aguardando que o país se decida por uma designação própria tal como acontece em Espanha com a Cava e em Itália com Franciacorta, etc..

Castas: Baga e Bical.
Idade das vinhas: média de 30 anos
Temperatura aconselhada: Deve ser servido a 8-10 graus em copos elegantes em forma de tulipa.
Sugestão:É um óptimo companheiro de conversa entre amigos mesmo fora da refeição. À mesa resulta muito bem com cozinha natural de frutos do mar, saladas de aves e queijos de pasta dura.

Nota: O espumante 3B rosé de Filipa Pato foi eleito por 4 de 6 especialistas brasileiros para as celebrações de fim de ano, na Revista Veja São Paulo.
****************************************************
 
Aguardamos a sua visita!


Sem comentários:

Enviar um comentário