sexta-feira, 20 de setembro de 2013

PROVA DE VINHOS DA QUINTA DA VEIGA - DOURO

Sábado, 21 de Setembro, vamos realizar a prova de vinhos da QUINTA DA VEIGA, das 14h às 19h!!
Com a presença da proprietária Dra Maria do Céu Esteves.


QUINTA DA VEIGA
"Localizada na margem direita do rio Douro, no lugar do Ferrão (entre Régua e o Pinhão), a Quinta da Veiga apresenta total exposição a Sul o que confere uma óptima aptidão para a qualidade dos vinhos e um soberbo enquadramento paisagístico de grande amplitude cénica.
Com uma dimensão de 50 ha, dos quais 25 ha encontram-se cultivados com vinha, na sua maioria em patamares, embora se encontrem alguns exemplos de "vinhas ao alto", parte da produção destina-se a Vinho do Porto e parte a Vinhos de Quinta Douro - D.O.C.
 Em 2003, a Quinta da Veiga inicia a produção de vinhos após a conclusão da sua Adega. Localizada nas Mouras, o conjunto edificado existente foi recuperado, mantendo as suas estruturas originais e circuitos de produção, adaptando os espaços aos equipamentos tecnologicamente mais avançados para o processo de vinificação. Todos os vinhos produzidos na Quinta da Veiga são submetidos a um estágio em barricas de carvalho francês e americano, sendo que os vinhos tintos são disponibilizados para comercialização num período nunca inferior a 2 anos em relação ao ano de colheita. Na adega das Mouras existe ainda uma sala de provas e uma unidade habitacional com privilegiadas vistas sobre a paisagem do Vale do Douro.
A qualidade dos vinhos da Quinta da Veiga resulta de um cuidado acompanhamento de todas as fases de produção, desde a vinha, à vinificação e ao estágio em madeira e em garrafa. Actualmente a Quinta da Veiga produz os vinhos brancos Murzelo Reserva e Cerro das Mouras Grande Escolha e os vinhos tintos Murzelo Reserva, Casa das Mouras Reserva e Cerro das Mouras Grande Escolha."
 
 
 
 
 
Os vinhos a dar à prova são:
MURZELO RESERVA TINTO 2008
CASA DAS MOURAS TINTO RESERVA 2007
CERRO DAS MOURAS GRANDE ESCOLHA TINTO 2008

Apresentação das novas colheitas do MURZELO RESERVA TINTO 2011, CASA DAS MOURAS TINTO RESERVA 2011 e ainda o AZEITE da QUINTA DA VEIGA!!
 
*****************************************************************
 
Muito suave e elegante!
Cor granada, revela notas fortes de fruta madura, distinguindo-se aromas compotados de frutos vermelhos. Madeira discreta de qualidade e bem integrada, evidenciando um toque de baunilha decorrente do estágio. Na boca revela equilíbrio, muita suavidade e final sóbrio e elegante é o MURZELO TINTO RESERVA 2008!

Castas: 1/3 Touriga Nacional, 1/3 Touriga Franca, 1/3 Tinta Roriz
Teor alcoólico: 14,5%
Estágio: 9 meses em barricas novas de carvalho americano "extra fine grain”, tosta média + com 30 meses de seca ao ar
Temperatura aconselhada: 18ºC
Sugestão: Acompanha bem assados de peixe, pratos de carnes brancas, e queijos leves.
Enólogo: Engº João Silva e Sousa, Engº Francisco Batista Simões
********************************************************************
 
CASA DAS MOURAS RESERVA 2007 é um vinho que obedeceu a uma concepção de lote efectuado por prova cega e composto por três das mais prestigiadas castas da região demarcada do Douro - Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz. De cor vermelho fechado apresenta grande intensidade aromática dominada por frutos vermelhos maduros e especiarias. Na boca revela volume, equilíbrio, boa estrutura e madeira de qualidade bem integrada ressaltando notas de baunilha ao paladar. Taninos de qualidade, redondos e boa acidez. Final de prova elegante e longo dominado
pela fruta.

Castas: 60% Touriga Nacional, 35% Touriga Franca e 5% Tinta Roriz
Teor alcoólico: 14%
Estágio: 12 meses em barricas novas de carvalho francês Allier grão fino com 36 meses de seca ao ar e tosta média + e em barricas novas de carvalho americano “extra fine grain”, tosta média + com 30 meses de seca ao ar.
Temperatura aconselhada: 18ºC
Sugestão: Acompanha pratos variados de assados, carnes vermelhas, caça e queijos de pasta mole.
Enólogos: Engº João Silva e Sousa, Engº Francisco Simões Batista
*******************************************************************
 
CERRO DAS MOURAS GRANDE ESCOLHA é um vinho produzido em anos de qualidade excepcional. A sua concepção obedece a uma cuidadosa selecção dos melhores vinhos para a composição do lote realizado por prova cega. Vinho de cor vermelho muito fechado com ligeiros reflexos de anil, revela uma grande intensidade aromática, notas florais e complexidade evidenciados pela presença da sua casta chave, a Touriga Nacional. Madeira discreta e muito bem integrada. Na boca revela muita estrutura, equilíbrio, elegância, taninos de qualidade e final muito longo
e intenso dominado pela fruta.

Castas: 25 Barricas de Touriga Nacional; 2 Barricas de Touriga Franca
Teor alcoólico: 14,5%
Estágio:12 meses em barricas novas de carvalho francês Allier grão fino com 36 meses de seca ao ar e tosta média +
Temperatura aconselhada: 18ºC
Sugestão: Acompanha bem assados, pratos de carnes vermelhas e queijos de pasta mole.
Enólogos: Engº João Silva e Sousa, Engº Francisco Simões Batista
****************************************************
 
Compareça e traga um(a) amigo(a)!
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário